segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Uma mão no volante e a outra na caneta


Uma das grandes vantagens de ser caminhoneiro é a oportunidade de conhecer histórias, pessoas e lugares completamente diferentes do que se está habituado a ver. Foi tirando partido dessa vantagem que o caminhoneiro Jean Carlos de Andrade (fotos ao lado e abaixo) descobriu em si outro talento, que ia além de dirigir: o de escrever. Durante os 15 anos que trabalhou a bordo de caminhões, Jean registrou tudo de diferente que encontrava em uma espécie de diário de bordo. Esse diário originou o livro “Vida de Caminhoneiro”, trabalho em que Jean relata tudo que viu e ouviu, diagramado e ordenado pelo próprio autor.

Apesar da riqueza do material, nenhuma editora se propôs a publicar o livro. A saída foi publicar por conta própria e colocar os livros à venda em postos de gasolina e em sites que publicam sob demanda, como Bookess e Agbook. A partir daí, o livro foi conquistando espaço e já obteve resultados expressivos.

Além de “Vida de Caminhoneiro”, Jean já publicou outros quatro livros. Apesar disso, não abandonou a boleia de lado. Ele continua fazendo fretes, indo principalmente para capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. No tempo livre, aproveita para exercitar ainda mais a veia literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário